sexta-feira, 25 de maio de 2012

História da grife Lagoste

          HISTÓRIA DA GRIFE LAGOSTE 


                                                    

                                                      

Amarelo. Rosa. Azul. Vermelho. Todas as cores do arco-íris. Uma combinação de tons quase surreal. Sempre com um pequeno “Crocodilo Verde” no peito. As camisas pólos LACOSTE se tornaram um verdadeiro ícone clássico nos ambientes mais refinados do mundo, um símbolo de elegância e qualidade. Das quadras de tênis para o mundo, a marca francesa é um símbolo de classe há mais de sete décadas.
-
A história
Tudo começou em 1927 quando o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pela primeira vitória de seu país na Taça Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills. Durante estas competições ele utilizava a figura de um crocodilo, baseado em seu apelido “Le Crocodile”, dado pela agência de notícias Associated Press, após o tenista ter feito uma aposta com o capitão da equipe de tênis da França para Copa Davis. O técnico prometeu oferecer-lhe uma mala de crocodilo caso ele ganhasse um jogo importante para a sua equipe (ao lado de Jean Borotra, Henri Cochet e Jacques Brugnon, ele formava os famosos Mosqueteiros, que defenderam a França por seis torneios seguidos). O fim do campeonato trouxe duas vitórias para o tenista: arrebatou a taça dos americanos, vencendo o lendário Bill Tilden, e provou que sua trajetória de sucesso iria muito além das quadras. O público americano rapidamente adotou este apelido que representava a tenacidade e a agressividade que René demonstrou nas quadras de tênis: se movendo freneticamente em ziguezague e perseguindo sua presa sem cansar.
-
- -O amigo Robert George desenhou então para René um crocodilo que foi bordado na camisa que ele usava na quadra de jogo. A camisa, em algodão com malha arejada e confortável que absorvia perfeitamente a transpiração em climas mais quentes, tinha mangas curtas com gola e pequenos botões que iam do pescoço ao peito, e, era usada juntamente com um blazer azul-marinho, também desenhado por ele. O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos. Uma das espectadoras mais assíduas destes encontros esportivos da Copa Davis era a vencedora do aberto de Golfe da Grã-Bretanha, Simone Thion de la Chaume, que se tornaria esposa de René. Pouco anos depois, ele abandonou as quadras por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente a uma idéia genial: fazer confortáveis camisas de malha para jogar tênis e carimbá-las com o bichano que um dia deu a ele sorte.
-
-
Em 1933, juntamente com André Gillier, proprietário de uma das maiores fábricas francesas de roupas, ele fundou uma empresa para produzir e comercializar a camisa pólo bordada com o logotipo que tinha criado para seu uso pessoal nas quadras de tênis, bem como certo número de outros modelos de camisas concebidas para a prática do tênis, golfe e esportes marítimos como o iatismo. Foi a primeira vez que uma marca estampou sua etiqueta do lado de fora da roupa, tornando o logotipo visível. Uma idéia que prosperou desde então. Essa primeira camisa, batizada de La Chemise Lacoste, utilizava um tecido leve e fresco, que proporcionava mais conforto e resistência. A primeira camisa LACOSTE era branca, ligeiramente mais curta que as atuais, de mangas curtas, com colarinho de bordos cortados, confeccionada em um tecido emblemático, jersey de piquê miúdo, e um crocodilo verde bordado na altura do coração.
-
-A camisa LACOSTE constituiu imediatamente uma revolução junto aos jogadores de tênis da época, os quais usavam, nessa altura, durante os jogos, incômodas camisas de estilo clássico, em tecido tramado com duas teias, de mangas compridas. Imediatamente, virou um uniforme nas quadras francesas, e René, o garoto-propaganda perfeito. Rapidamente as camisetas pólo LACOSTE desbancaram as tradicionais camisas de colarinho duro, vendendo aproximadamente 300 mil unidades em 1939. O que havia de tão revolucionário na camisa? A qualidade da malha – leve, flexível, ventilada – e o desenho inovador. O algodão, proveniente do Egito, dos Estados Unidos e do Peru, o processo de elaboração do fio e a exigência de qualidade da fibra mostravam um pouco da importância do produto. Nesta época a empresa investiu no progresso e crescimento das vendas junto ao consumidor. Durante um bom tempo, ele só produziu camisas brancas, com um catálogo direcionado exclusivamente para tênis, golfe e iatismo. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a empresa interrompeu a produção, retomando suas vendas ao mercado somente em 1946.
-
--
As exportações começaram em 1951 para a Itália, assim como a comercialização das versões coloridas das tradicionais camisas pólos. Celebridades adotaram a nova moda. Audrey Hepburn eternizou a dobradinha com calça cápri. Jackie Kennedy usava dentro e fora das quadras. No ano seguinte a marca ingressou no enorme mercado americano com o início da exportação de seus produtos para o país. René revolucionou o mercado do tênis ao inventar em 1963 as raquetes feitas de aço, muito superior as feitas de madeira. As raquetes eram distribuídas pela marca esportiva Wilson nos Estados Unidos. Este modelo de raquete ganhou 46 títulos em torneios do Grand Slam entre 1966 e 1978 e foi utilizada por tenistas famosos como Jimmy Connors e Billie Jean King. Foi também nesta década, em 1963, que seu filho mais velho, Bernard, assumiu o comando da empresa.
-
-
A partir dos anos 70, o crocodilo da LACOSTE estendeu-se a inúmeras peças, tanto no vestuário feminino (especialmente os tradicionais vestidos) como no masculino, além de acessórios, calçados e até perfumes. Somente em 1978 os produtos da marca começaram a ser distribuídos no Brasil. No ano de 1981 a empresa inaugurou a primeira Boutique LACOSTE do mundo, localizada na Avenida Victor Hugo em Paris. Foi nesta década que a marca francesa começou a perder mercado: os clientes fiéis, principalmente os ligados em esporte, estavam envelhecendo e a nova geração não encontrava atrativos nesses modelos básicos. Nas quadras, o crocodilo perdeu terreno para outras grifes que patrocinavam maciçamente os atletas.
-
-
Na década de 90, a empresa iniciou uma expansão e modernização da sua rede de lojas, inaugurando em 1994 a primeira unidade na China; no ano seguinte as primeiras lojas nos Estados Unidos, localizadas em Palm Beach e Bal Harbour, no estado da Flórida; além de lojas em Moscou e Nova York. Mas, foi também a partir desta década que a popularidade da marca LACOSTE entrou definitivamente em queda, até que o estilista francês Christophe Lemaire assumiu a direção criativa da marca em 2000. Rapidamente ele implantou uma nova filosofia e modernizou a imagem da marca, sem deixar de manter o estilo criado por René Lacoste. Isto incluiu a inauguração de mais lojas em cidades como Düsseldorf, Tóquio, Orlando, Istambul e Dallas, no ano de 2002; e no ano seguinte com a introdução de um novo e refinado conceito de decoração e design para suas boutiques.
-
-
Foi nesta época que a LACOSTE resolveu modernizar sua tradicional e clássica linha de produtos, surgindo assim outros itens como: novas coleção para crianças e mulheres, calçados, novos perfumes, óculos, roupa íntima masculina, malas, sacolas, bolsas, mini vestidos e até uma coleção de cama, mesa e banho. Outra atitude importante foi a contratação de atletas renomados para serem embaixadores da marca pelo mundo como o tenista Andy Roddick, a golfista mexicana Lorena Ochoa e o golfista espanhol Jose-Maria Olazabal, além de patrocinar torneios importantes como o Aberto da Austrália (tênis) e vários circuitos de golfe profissional. A marca chegou a ganhar as prateleiras da sofisticada boutique Colette, templo da moda dos modernos parisienses, com uma camisa pólo preta com jacaré prateado, em edição limitada. No mês de setembro de 2010, o português Felipe Oliveira Baptista assumiu o cargo de diretor criativo da marca substituindo Christophe Lemaire que foi para a sofisticada Hermès. Foi desta maneira que o “Crocodilo” da LACOSTE tornou-se famoso no mundo inteiro.-
-
A linha do tempo1959
Lançamento da coleção para crianças.
1960
Lançamento dos shorts e das camisas pólos listradas, acrescentando mais produtos ao seu catálogo.
1963
Criação do primeiro calçado para tênis com a marca francesa.
1968
Firmou um contrato de licenciamento com Jean Patou para fabricação da colônia LACOSTE Eau de Toilette.
1974
René inventa o “damper” que será utilizado nas raquetes LACOSTE de aço. Esta peça patenteada, situada na extremidade do cabo da raquete, absorve as vibrações ao mesmo tempo melhorando a precisão e aumenta a restituição de energia.
1981 Lançamento de uma linha de óculo solares.1984 Lançamento de uma nova linha de produtos de perfumaria para homens juntamente com Jean Patou.1985 Criação de calçados para a pratica do tênis, fabricados na França, seguida da criação de calçados para usar nos barcos (para a prática de iatismo), em 1986, e de calçados para outdoor em 1988.
Apresentação no Salão Náutico de Paris do barco LACOSTE 42 (o produto de maior dimensão assinado pela marca). Desenhado pelos arquitetos americanos Stephens et Sarkman, foi construído em edição limitada.
1988
Lançamento da raquete EQUIJET. Pela sua forma especial, esta raquete aliava as vantagens do crivo pequeno às do crivo grande. O tenista Guy Forget ganhou a Copa Davis três anos mais tarde, em 1991, com esta raquete.
1993
Assinatura de um acordo de licença com a sociedade suíça ROVENTA-HENEX para a concepção e fabricação de uma linha de relógios LACOSTE.
1995
Criação de um novo conceito de mobiliário para as lojas LACOSTE, pelo decorador Yves Taralon.
1999 Lançamento em setembro do primeiro perfume feminino LACOSTE for women.2000 Lançamento da primeira linha de roupas íntimas masculinas.
Lançamento da linha de malas, sacolas e bolsas em couro através de um acordo com a Samsonite.
2001
Em julho, pela primeira vez em sua história, a LACOSTE decidiu desfilar em Paris, apresentando coleções para a estação Primavera-Verão. Desfilou uma coleção masculina elegante e esportiva, com tecidos mais nobres, inspirada no glamour dos anos 30. Na coleção feminina, pantalonas com transparência, malhas decotadas, calças e shorts com novíssimos shapes, sandálias recortadas e uma profusão de releituras de clássicos.
2002 Lançamento mundial do perfume Lacoste Pour Homme com uma campanha publicitária de grande envergadura. Desde as primeiras semanas de lançamento, o perfume é um best-seller nas perfumarias do mundo inteiro. A versão feminina foi lançada no ano seguinte.2004 Lançamento do perfume feminino Touch of Pink, personificada por Natasha Thomas, uma jovem cantora e modelo.
2005
Lançamento do LACOSTE ESSENTIAL, uma fragrância que alia discrição e exuberância, frescura e conforto, classicismo e modernismo.
2006 Lançamento do perfume LACOSTE INSPIRATION.
2007
Lançamento de uma linha de cama, mesa e banho.
2009
A marca francesa ingressa na luta contra o câncer de mama ao introduzir a linha feminina PINK CROC COLLECTION (camisas, bolsas, relógios, óculos e acessórios, todos na cor rosa), onde 10% das vendas eram revertidos para a instituição americana Breast Cancer Research Foundation.
2010
Lançamento do perfume masculino LACOSTE Essential Sport.
-
-
A famosa camisa póloA partir do ano 2000 a LACOSTE se modernizou e ganhou um tom mais jovial, contudo sem perder a elegância e a identidade. Suas famosas e clássicas camisas pólo, um verdadeiro ícone da marca, também: novas cores foram criadas, a modelagem ficou mais estreita, mais justa e curta, ganhando até modelo estonado. Isso sem contar a linha feminina. Cada pólo da grife francesa tem um preço médio de aproximadamente €65 na Europa, US$ 75 nos Estados Unidos e R$ 190 no Brasil. O seu custo deve-se ao processo de fabricação: são usados mais de 20 quilômetros de fio de algodão para cada camisa e o processo de tingimento leva mais de 12 horas para ser completado. Uma das maiores evoluções da camisa pólo foi o modelo “pique strech”, uma mescla formada por 94% de algodão e 6% de elastano. O tecido diferenciado proporciona mais conforto, leveza e uma real liberdade de movimentos para quem veste a camisa pólo LACOSTE. O material possibilita também uma maior criatividade e permite conceber uma linha mais atual. Atualmente as camisas pólos são vendidas em mais de 60 cores.- -Lacoste: 1933 vs. 2083
Em 2008, para celebrar 75 anos da marca, a empresa lançou uma campanha publicitária especial e um site (lacoste-future.com) super futurista. O tema principal era mostrar os esportes, no caso o tênis, daqui há 75 anos, ou seja no ano de 2083. Em poucos segundos a LACOSTE conta, através de uma linha do tempo, sua rica trajetória até como será seu futuro. Para assistir clique no ícone abaixo.
-
-A evolução visual
Na onda de inovações, até o famoso crocodilo passou por uma plástica. Em 2002, Clément Derock, diretor de criação da agência Seenk, suavizou o traço caricato do desenho: alongou a boca e emagreceu a silhueta. Quase 70 anos depois de virar estrela, o pequeno réptil se adequou às mudanças dos tempos.
-
-Os slogansUnconventional Chic. (2011)
Un Peu d’Air Sur Terre. (2001)
- -

Dados corporativos
● Origem:
França● Fundação: 1933● Fundador: René Lacoste● Sede mundial: Paris● Proprietário da marca: Lacoste S.A.
● Capital aberto:
Não● Chairman: Michel Lacoste
● CEO: Christophe Chenut
● Diretor artístico: Felipe Oliveira Baptista
● Faturamento: €1.4 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas:
1.150● Presença global: 114 países
● Presença no Brasil:
Sim (65 lojas)
● Funcionários:
3.000● Segmento: da luxo e esportiva● Principais produtos: Roupas, acessórios esportivos e perfumes● Ícones: O crocodilo do logotipo e as camisas pólos
● Slogan:
Unconventional Chic.● Website: www.lacoste.com
-
A marca no mundoA marca está presente em 114 países ao redor do mundo, contando com mais de 1.150 lojas próprias e tendo seus produtos vendidos em mais de 2.000 pontos de vendas que incluem lojas licenciadas, lojas de departamentos e grandes magazines. 41% de suas lojas estão localizadas na Europa e outros 26% nas Américas.-Você sabia? Todos os anos mais de 50 milhões de itens são vendidos sob o nome LACOSTE. Isto equivale a dois itens da marca vendidos a cada segundo.
Alerta contra o volume absurdo de 3.5 milhões de artigos falsificados, a LACOSTE gasta a mesma quantidade de euros por ano para proteger a marca, checar os mercados, coletar e processar informações até tomar providências legais.
-

Um comentário:

  1. bom, o título da postagem está errado, mas a matéria está incrível (:
    beijinhos
    http://blogdomade.blogspot.com/

    ResponderExcluir