HISTÓRIA DA GRIFE CHRISTIAN LOUBOUTIN
Comecem a reparar nas fotografias tiradas nos “Red Carpets” ou os
famosos tapetes vermelhos onde as celebridades param para ser clicadas.
Reparem que as mulheres se viram de lado e erguem levemente o pé para
mostrar um solado vermelho. Esta é a marca registrada que consagrou
Christian Louboutin, um dos maiores designers de sapatos do momento. O
francês é um dos nomes atuais que dita moda nos pés das celebridades de
Hollywood. E é fácil reconhecer à distância quem calça seus
extravagantes modelitos. Sola vermelha e saltos altíssimos aos quais nem
Angelina Jolie, mesmo grávida, resiste. Além dela, a lista de clientes
ilustres inclui a descolada Victoria Beckham, Katie Holmes, Nicole
Richie, Kate Winslet e Dita Von Teese. Todas elas mulheres lançadoras de
tendências e que sabem se equilibrar com leveza em cima do salto.
A história
Antes
que a maioria das mulheres comuns conseguisse decorar Manolo Blahnik, o
peculiar nome que se transformou em sinônimo dos sapatos mais chiques
do planeta, outro estilista, de nome mais complicado ainda, vai
assumindo a posição de autor do salto agulha que toda consumidora louca
por moda (e com a carteira recheada de dinheiro) precisa ter. Christian
Louboutin, mistura de francês com vietnamita, não é novato no ramo, mas
agora chegou ao topo, segundo as caprichosas preferências do mercado de
luxo. Tem duas marcas registradas: o salto altíssimo (na faixa dos 12 a
13 centímetros) e a sola laqueada pintada de vermelho-sangue.
Em
entrevista à apresentadora americana Oprah Winfrey, ele contou que a
idéia de pintar a sola de vermelho laqueado veio num momento em que ele
achava que suas criações precisavam de um toque especial. “Uma funcionária minha sempre pintava as unhas. Um dia peguei o esmalte dela, passei na sola, e o sapato ganhou vida”
disse o designer. Depois disso, nunca mais os solados de um LOUBOUTIN
passaram despercebidos. Em 1979, com apenas 15 anos, ele já conhecia a
noite parisiense, as salas de música e teatros da cidade e, vidrado por
esse universo sensual, decidiu criar sapatos para vender às dançarinas
do Moulin Rouge e do Folies Bèrgere.
Fascinado
por sapatos desde criança, o designer usou como base de suas primeiras
coleções rascunhos de infância feitos em seus cadernos de escola. Sem
loja, ele ia a cabarés e boates para vender seus sapatos. “As mulheres ficavam nuas, mas continuavam calçadas”,
contou ele certa vez em uma entrevista à revista Marie Claire. Na
época, porém, eram freqüentes os “nãos” de mulheres que alegavam não ter
dinheiro. Ex-aprendiz do mestre Charles Jourdan (com ele aperfeiçoou os
mais ou menos 100 passos para a confecção de um salto agulha perfeito)
no começo da década de 80, Louboutin trabalhou para grandes grifes
mundiais, como Roger Vivier (o criador do salto agulha), Christian Dior,
Chanel e Yves Saint Laurent, e até como paisagista e colaborador da
revista Vogue, antes de se estabelecer, com a ajuda de dois amigos, por
conta própria em Paris, no ano de 1992, com a inauguração de sua
primeira loja na Galerie Vero-Dodat, uma elegante galeria parisiense
próxima ao Museu do Louvre.
Um
exemplar da sua primeira fornada foi direto para o acervo permanente do
Instituto de Moda do Metropolitan Museum de Nova York. A segunda
coleção, intitulada “Trash”, não tinha nada de lixo, mas utilizava como
decoração bilhetes de ônibus, tampas de latinha de cerveja e outras
traquitanas do cotidiano. Quatro meses após a inauguração da boutique,
uma jornalista americana da W Magazine estava em Paris para descobrir
novos endereços “trend” na cidade. Foi quando ela ouviu uma animada
conversa de duas mulheres sobre os sapatos da boutique de Christian
Louboutin; uma delas era a Princesa Caroline de Mônaco. A matéria foi
publicada, o negócio decolou e o resto é história.
Os
sapatos de Louboutin não são mesmo para qualquer uma. Dois anos mais
tarde, em 1994, a marca inaugurou uma loja na cidade de Nova York. Um
modelo básico custa em torno de US$ 500, mas pode ultrapassar facilmente
a cifra de US$ 1.000 dependendo do material com o qual é feito. O preço
não é exatamente de obra de arte, mas o designer já transformou seus
sapatos em peças dignas de exposição, literalmente. Recentemente, o
cineasta David Lynch, de quem é amigo íntimo, fotografou os modelos e
organizou uma mostra em Paris em 2007. Também recentemente o estilista,
famoso por seus sapatos de salto alto que viraram hit fashion,
apresentou uma novidade que deixou muita gente surpresa: um tênis. O par
de tênis estampado e texturizado como um leopardo estava a mostra em
recente evento para a imprensa, organizado pela marca. Em 2007 a marca
inaugurou sua primeira loja na Ásia, localizada em Hong Kong.
No
dia 22 de abril de 2009, CHRISTIAN LOUBOUTIN inaugurou no shopping
Iguatemi sua primeira loja na América Latina. Dividido em três salas,
uma delas fechada por espelhos para atendimentos particulares, o novo
local apresenta os sofisticados e inconfundíveis sapatos de solado
vermelho-sangue. Com perspectiva de aumentar ainda mais o alcance da
marca foi lançada recentemente uma linha de bolsas - cujo preço, na
Europa, vai de €800 a €1.3 mil - e novas lojas próprias em cidades como
Miami, Dubai e Brasília (que ganhou sua loja em 2011). Não à toa, que as
exportações representam 95% de suas vendas, que, desde 2005, apresentam
crescimento de 30% a 40% ao ano. O renome da marca CHRISTIAN LOUBOUTIN e
da sola vermelha é tamanho que em 2009 a empresa assinou um contrato de
um ano com a Mattel, fabricante da boneca Barbie, já que três modelos
da boneca produzidos neste ano calçavam sapatos de sola vermelha. Não é à
toa que a CHRISTIAN LOUBOUTIN é considerada pelo Luxury Institute, há
três anos seguidos, a marca de sapatos mais desejada do mundo.
Estilo próprio
O
estilista conquistou o mundo da moda com modelos completamente
despojados, primando pelo design e pela combinação de cores e adornos
arrojados, com saltos que já chegaram a 25 centímetros de altura, num
modelo feito por encomenda. Nas lojas, o máximo à venda são 16
centímetros de altura, mas Louboutin revela que a média dos modelos fica
com módicos sete ou oito centímetros. Há ainda, pasmem as apreciadoras
das pequenas torres criadas pelo francês, os modelos rasteiros,
totalmente no chão. Mas foi na esfera das festas, dos tapetes vermelhos,
das ocasiões em que todo mundo comenta o que todo mundo usa que
Louboutin se superou – como bem atestam freguesas fiéis como Caroline de
Mônaco, Nicole Kidman e, surpresa, Sarah Jessica Parker.
Seus
sapatos são fabricados na Itália, em uma cidade perto de Milão, e
criados no atelier do designer, em Paris. Seu modelo mais caro, chamado
de Lady Rings, é de camurça com cristais, e tem preço de €1.290. O
Pesce, fazendo jus ao nome, desenha com recortes de couro uma exótica
carpa. O preço médio fica em torno dos 500 euros. Recentemente, dois
modelos feitos em parceria com o bordador Jean-François Lesage, em
homenagem a Maria Antonieta, prometem virar peça de museu. Produzidos em
edição limitada de apenas 36 pares, as peças foram colocadas à venda
por US$ 6.295 apenas na butique da Madison Avenue, em Nova York.
Campanhas ousadas
A
marca CHRISTIAN LOUBOUTIN é tão ousada e surpreendente como seu
criador. Isto pode ser comprovado na inovadora e provocativa campanha de
outono/inverno 2011 que faz sátiras fashionistas a grandes obras de
arte. São telas clássicas de pintores conceituados como François Clouet,
James McNeil Whistler e Jean-Baptiste-Camille Corot. O responsável pela
criação das imagens, que conta com as mais famosas criações da marca,
conhecida pelo solado vermelho, enfeitando pinturas muito conhecidas
pelo mundo afora, é o renomado fotógrafo Peter Lippmann. Uma delas foi
inspirada no quadro Elizabeth of Austria, de Francois Clouet, e conta com os sapatos Madame au Pigalili, em dourado, e a bolsa de mão Catalina. Outra delas é o quadro Whistler’s Mother, de James McNeil Whistler, que foi combinado com a bota Tootsie, de couro e salto altíssimo.
Dados corporativos
● Origem: França● Fundação: 1992● Fundador: Christian Louboutin● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Christian Louboutin LLC
● Capital aberto: Não
● CEO e estilista: Christian Louboutin
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 36
● Presença global: 51 países
● Presença no Brasil: Sim (2 lojas)
● Funcionários: 300
● Segmento: Moda de luxo● Principais produtos: Sapatos, sandálias e bolsas● Principais concorrentes: Jimmy Choo e Manolo Blahnik
● Ícones: As solas vermelhas dos sapatos● Website: www.christianlouboutin.com
A marca no mundo
A
marca CHRISTIAN LOUBOUTIN possui atualmente 36 lojas próprias e 200
pontos de venda (localizados dentro de famosas lojas de departamento) em
51 países ao redor do mundo. Suas lojas estão localizadas em cidades
cosmopolitas como Paris, Londres, Nova York, Los Angeles, Moscou, São
Paulo, Cingapura, Hong Kong e Jacarta. Os Estados Unidos, onde a marca
possui 5 lojas, é responsável por 40% de suas vendas.
Você sabia?●
Na pele da personagem Carrie Bradshaw, da série Sex and the City, a
atriz americana se tornou a maior propagandista de Manolo Blahnik, mas
se casou na vida real usando um LOUBOUTIN – de sola azul, a cor
exclusiva dos sapatos de noiva da marca.
●
A melhor cliente da marca é a autora Danielle Steel, que juntamente com
suas muitas filhas, possui mais de 600 pares de sapatos e sandálias da
CHRISTIAN LOUBOUTIN.
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