quarta-feira, 7 de março de 2012

História do Estilista Marc Jacobs

    HISTÓRIA DO ESTILISTA MARC JACOBS

MARC JACOBS faz o que quer, inventa, arrisca, causa polêmica e, no fim, todos amam seu trabalho. Diretor criativo da luxuosa Louis Vuitton, sua marca própria, MARC JACOBS, causa verdadeiro furor entre as celebridades, conseguindo agradar moderninhos e socialites sem perder sua veia underground. O sucesso é tanto, que antes mesmo de lançar uma nova coleção suas peças são aguardadas ansiosamente pelo público.

-
A história
Marc Jacobs, talvez o nome mais proeminente da moda fashion no mundo, nasceu no dia 9 de abril de 1963 em Nova York nos seios de uma família judia. Embora tenha sido criado em Nova Jersey, ele retornou a Nova York para cursar a New York High School of Art and Design, onde se graduou em 1981. Começou a ganhar destaque no mundo da moda quando ainda cursava a badalada Parsons School of Design. Isto porque ele desenhou suéteres em tamanho muito maior que os usuais para sua tese de conclusão do curso. Uma compradora da Charivari, uma tradicional boutique feminina da cidade e onde Jacobs já havia trabalhado como estoquista quando tinha apenas quinze anos, gostou e decidiu produzir uma edição limitada dos suéteres. Começava então, de forma tímida, a carreira de um dos maiores e mais ousados estilistas que o mundo já conheceu.
-
-
Ainda em 1984, o estilista desenhou uma coleção para a empresa Reuben Thomas, sob a marca Sketchboock. Nessa época, juntamente com seu sócio e parceiro inseparável, Robert Duffy, ele fundou a Jacobs Duffi Designs, empresa responsável por cuidar de seus negócios. Somente em 1986 ele lançou sua primeira coleção feminina com a marca MARC JACOBS. No ano seguinte ele recebeu o conceituado prêmio de jovem estilista pela badalada The Council of Fashion Designers of America (CFDA). Tornou-se conhecido no mundo da moda em 1993, ao desenhar e apresentar uma coleção em estilo “grunge”, baseada no novo tipo de som e indumentária que vinha da cidade de Seattle, na costa-oeste, onde grupos de rock como Nirvana e Soundgarden e meninos com bermudas até o meio dos joelhos revolucionavam os costumes locais, para a tradicional marca Perry Ellis, na qual trabalhava desde 1989 e da qual era diretor criativo, sendo imediatamente demitido. Foi então que ele, ainda em 1993, resolveu fundar a Marc Jacobs International para cuidar dos interesses e expansão de sua marca nos Estados Unidos e em outros países.
-
-
Rapidamente assinou seu primeiro contrato de licença com uma empresa japonesa, e, em 1995, uma segunda coleção de prêt-à-porter feminino foi criada com o nome de Marc Jacobs Look, passando a ser distribuída no mundo todo. Pouco mais tarde, depois de anos só produzindo e criando moda para o público feminino, ele resolveu lançar sua primeira coleção masculina. Em 1997 inaugurou sua primeira loja própria no descolado bairro do SoHo em Nova York. Até então os produtos da marca eram encontrados somente nas sofisticadas lojas de departamento. Apoiado por nomes importantes da moda, como Anna Wintour, a poderosa editora-chefe da revista Vogue, que abriu suas páginas para suas criações, Jacobs conseguiu proeminência sozinho no mercado, recebendo diversos prêmios de conselhos de moda nesta década.
-
-
Mas o grande desafio de sua carreira seria assumido ainda 1997 quando ele foi contratado como diretor artístico da tradicional marca francesa Louis Vuitton. Sob seu comando, a centenária Louis Vuitton foi reinventada, ganhando uma modernidade que foi instantaneamente aprovada pelas consumidoras. Transformou a LV em um ícone da moda de luxo, lançando coleções de roupas, sapatos, jóias e relógios; e fazendo com que o faturamento da marca triplicasse em poucos anos. De roupas a acessórios e até a concepção das vitrines das lojas, o controle de Marc Jacobs é total na LV nos dias de hoje. Nos anos seguintes a ousadia do estilista, conhecido por não seguir as tendências universais da moda de cada estação, ficou cada vez mais evidente, como na coleção de 2004/2005, quando, ignorando o estilo safári seguido por outros grandes nomes do mercado, criou sua coleção baseada num estilo completamente feminino com seus modelos desfilando entre 450.000 rosas na passarela.
-
-
Nos últimos anos, o grupo LVHM, que passou também a ser proprietário da MARC JACOBS, expandiu e acelerou o processo de internacionalização da marca própria do estilista com a inauguração de várias lojas nas mais badaladas cidades do mundo (incluindo Paris, Londres, Tóquio, Madri, Chicago, Moscou, Dubai, Doha, Seul, Beijing e Jacarta), além de ampliar consideravelmente o portfólio de produtos, que agora englobam desde perfumes, relógios, óculos e acessórios diversos até uma sofisticada linha de roupas para crianças. Outra estratégia da marca MARC JACOBS foi acelerar a abertura de unidades dentro de sofisticadas lojas de departamento na região asiática e no Oriente Médio. Ao longo de todos esses anos Marc Jacobs conquistou uma reputação tão alta que, em abril de 2010, a revista TIME apontou o estilista como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
-
-
A linha do tempo
1996
● Lançamento da primeira coleção masculina da marca.
2001
● Lançamento da Marc by Marc Jacobs, uma segunda linha de roupas e acessórios mais jovem e acessível.
● Lançamento do perfume feminino Marc Jacobs by Marc Jacobs.
2004
● Lançamento do perfume feminino BLUSH.
● Inauguração de sua primeira loja multimarca, localizada na cidade de Boston. Essa loja vendia produtos de todas as marcas do estilista sob um mesmo teto pela primeira vez.
2005
● Inauguração de três novas lojas na cidade de Los Angeles e uma unidade localizada dentro do luxuoso shopping Bal Harbour em Miami na Flórida.
● Lançamento da primeira coleção de relógios, em parceria com a Fossil.
2006
● Inauguração em janeiro da primeira loja própria no continente europeu, localizada na Palais Royal em Paris.
2007
● Lançamento da Little Marc Jacobs, uma completa linha de roupas e acessórios para crianças (meninas e meninos).
● Inauguração da primeira loja da marca em Londres.
● Lançamento da primeira coleção de óculos.
● Lançamento em setembro do perfume feminino DAISY.
2008
● Lançamento da primeira coleção de moda praia.
● Lançamento de edições limitadas de várias fragrâncias da marca.
● Inauguração de lojas próprias em cidades como Chicago, Paris Madri, Istambul e Atenas.
2009
● Lançamento da primeira coleção de moda praia para crianças.
● Lançamento do perfume feminino LOLA.
● Inauguração de lojas próprias em Milão e São Paulo. Com quase 400 metros quadrados, a loja de São Paulo abriga as linhas Marc Jacobs Collection e Marc by Marc Jacobs.
2010
● Lançamento do BANG, novo perfume masculino da marca, uma ousada combinação “apimentada”, que reúne pimenta branca e preta, além de base amadeirada, notas de vetiver, musgo branco e patchouli. Como não poderia faltar polêmica, a campanha de lançamento foi estrelada pelo próprio Marc Jacobs, que ousadamente aparecia nu para a divulgação de seu novo perfume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário